quarta-feira, 15 de março de 2017

CORES E SONS com Teresa Castanheira || INSCRIÇÕES ABERTAS























CORES E SONS
o cruzamento entre a Pintura e a Música de finais do séc. XIX a meados do séc. XX
 
Quintas-feiras 27 de Abril, 4, 11, 18, 25 de Maio, 1 e 8 de Junho
das 18.30 às 20.00
95.00 (mínimo 12 inscrições)
Inscrições - Galeria Diferença, gdiferenca@gmail.com; 21 383 21 93
   


Sessão 1 - O Impressionismo e o fascínio pela cultura oriental. A desmultiplicação do motivo e os novos planos pictóricos em Monet e Degas; novas escalas, timbres e formas musicais em Debussy.



Sessão 2 - Os precursores das vanguardas pictóricas: Cézanne, Van Gogh, Gauguin. A exploração da cor em Matisse e o trabalho da “cor” orquestral em Ravel.



Sessão 3 - A técnica da xilogravura no Japão com Hiroshige e Hokusai, grandes inspiradores da geração impressionista e pós-impressionista do ocidente (seguida de visita ao atelier de gravura da Galeria Diferença).



Sessão 4 - A frutuosa relação entre Kandinsky e Schoenberg: o expressionismo versus o atonalismo e a consolidação de um novo rumo na Arte com o abstraccionismo e o dodecafonismo.



Sessão 5 - O percurso singular de Picasso e Stravinsky, figuras ímpares da modernidade: as diferentes etapas, os “avanços” e os “recuos”.



Sessão 6 - O Futurismo e a exploração do ruído e de novas sonoridades na música. O movimento futurista em Portugal com Santa Rita Pintor e Almada Negreiros. Amadeo Souza-Cardoso e Luís de Freitas Branco.



Sessão 7 - Duchamp versus Cage e um novo conceito de obra de arte. Da estética dadaísta aos ready-made; da música concreta e do piano preparado ao silêncio.








Teresa Castanheira, licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa é professora de História da Música e de História da Cultura e das Artes na Escola de Música do Conservatório Nacional. Foi crítica musical no Semanário EXPRESSO (1998 a 2006) e autora de programas radiofónicos na TSF e na RDP/Antena 2. Tem-se dedicado intensamente à realização de conferências e cursos de divulgação de música nos mais diversos locais como Centro Cultural de Belém, Centro Nacional de Cultura e El Corte Inglés, entre outros. Publicou o livro História da Música, uma introdução. 

Na área da expressão plástica frequentou o curso de Gravura na Galeria Diferença e o de Desenho e Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, onde frequentou as disciplinas teóricas de História de Arte. Expõe com regularidade.

Desenvolveu o projecto Cores e Sons que cruza as áreas da Pintura e da Música desde a Idade Média até meados do séc. XX. Realizou cursos e sessões de divulgação em torno desta temática no Museu Paula Rego em parceria com o Instituto de Cultura e Estudos Sociais e a Câmara Municipal de Cascais, no Museu Nacional de Arte Antiga, na Residência André de Gouveia / Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris e no Consulado Português, em Macau, com o apoio da Fundação Oriente. Em 2015 editou o livro Cores e Sons um diálogo entre a pintura e a música do séc. XX pela editora Livros do Horizonte e prepara a edição de um segundo volume sobre a mesma temática.


Sem comentários:

Enviar um comentário